terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O ABC da Linguagem gestual


Em paralelo com a minha actividade profissional na área de Publicidade&Marketing, sou formadora de Office (Word e PowerPoint são as aplicações que mais gosto).
Nas minhas sessões, tento mostrar como estas aplicações não são somente um editor de texto ou um programa de apresentações. São muito mais que isso, ‘o nosso limite é a nosso imaginação’ – é assim que começo as minhas acções de formação.
Ao mostrar na prática que estas aplicações são muito mais que aquilo que estão habituadas a pensar que são, acabo por abordar o assunto da ‘diferença’ e sensibilizar as pessoas para esta realidade.
Posso dizer que tem sido muito bem recebido, pois nos trabalhos finais, quase todos os formandos fogem à típica apresentação de PowerPoint.
Um exemplo disso, é este jogo que vos apresento feito por uma formanda minha.
Com a sua devida autorização, coloco ao vosso dispor para DOWNLOAD… e fica registado publicamente o meu OBRIGADO…

INSTRUÇÕES DO JOGO
INICIO DO JOGO: PASSA AUTOMATICAMENTE. EM ‘O ABC da Linguagem gestual’ CLICAR PARA COMEÇAR A APRENDER


ESTAMOS NO ‘PONTO DE PARTIDA’ PODEMOS APRENDER O ALFABETO, A NUMERAÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES.

PONTO DE PARTIDA


PARA FINALIZAR

VOLTAR AO ANTERIOR

3 comentários:

monalisa disse...

A língua utilizada pelos Surdos em Portugal chama-se Língua Gestual Portuguesa, e não “linguagem gestual".
A Língua Gestual Portuguesa tem todas as componentes de uma verdadeira língua (gramática, morfologia, sintaxe, léxico, etc…), por isso é considerada uma língua e não uma “linguagem”.

"linguagem gestual" é um termo incorrecto e ofensivo para a Comunidade Surda.

Para além disso, as imagens utilizadas neste post e no trabalho da sua formanda, representam gestos de ASL - American Sign Language (Língua Gestual Americana), e não gestos da LGP - Língua Gestual Portuguesa (as línguas gestuais, e os gestos que as constituem variam de país para país) e ao contrário do que está escrito no último slide do trabalho, os gestos não "se adaptam à língua falada"; as línguas gestuais são independentes das línguas orais - prova disso é que Portugal e Brasil partilham a mesma língua oral, o português, mas têm línguas gestuais completamente diferentes; assim como a ASL - American Sign Language, utilizada nos EUA e a BSL- British Sign Language, utilizada na Inglaterra são completamente diferentes uma da outra e mutuamente ininteligíveis, apesar dos EUA e a Inglaterra terem a mesma língua oral, o inglês.

Sofia CORESPERFEITAS disse...

No seguimento deste comentário, envio um link como todas as informações correctas. Nunca foi minha intenção ser ofensiva.
Se mesmo assim continuar a incomodar retirarei o jogo da internet, o que considero injusto, pois não foi com má intenção a construção do mesmo.
Quem quiser poderá melhorá-lo e eu sentiria-me muito grata.

http://www.spreadthesign.com/pt/alphabet/

http://lingua-gestual-portuguesa.blogspot.com/

César disse...

Ainda bem que há sempre alguém que de uma forma construtiva sabe informar e corrigir quando alguém não presta a informação cientificamente mais correcta.
Este tipo de postura é sempre muito agradável de ver, mostra acima que de facto o mais fácil é desmerecer o trabalho dos outros em ver de colaborar activamente para melhorar e corrigir o que está inexacto.